Perguntas Frequentes

P?

O que é download?

R.

Download é o ato de receber dados da Internet. Você só consegue visualizar uma página após fazer o download do conteúdo dessa página. Ou seja, cada pagina aberta é um download, como receber musicas, vídeos, aplicativos, e-mails e ou quaisquer outros tipos de arquivos.
Uma curiosidade quanto à palavra Download, é formada de duas palavras em inglês, uma delas é Down que significa para baixo ou abaixar e a outra palavra é o termo Load que por sua vez significa carregar, onde ao fazer o download você “traz para baixo alguma carga” daí o termo popularizado “baixar” algum arquivo.

P?

Qual é a ligação entre download e upload?

R.

Sempre que há download, há upload. Os dois estão sempre ligados pois para você receber algo, alguém precisa enviar. Ao receber você recebe o arquivo em partes, ou pacotes, que ao se somar formam o arquivo desejado. O upload funciona como uma resposta do seu dispositivo ao servidor de que recebeu a parte do arquivo e está apto a receber os demais para completar o mesmo por inteiro.

P?

O que significa baixar um arquivo?

R.

Quando você baixa um arquivo, ele é transferido da Internet para o computador. Os arquivos mais baixados são programas, atualizações ou outros tipos de arquivos, como demonstrações de jogos, arquivos de música e vídeo, ou documentos. Baixar também significa copiar informações de qualquer fonte para um computador ou outro dispositivo, como copiar suas músicas favoritas para um player de música portátil.

P?

O que é um roteador?

R.

Roteadores são os equipamentos que permitem a interligação das redes, isto é, eles são os responsáveis pela comunicação entre redes distintas. Trabalhando de duas formas com ou sem fio.

P?

Quais são os riscos de baixar arquivos?

R.

Sempre que um arquivo é baixado, há um pequeno risco de que ele contenha um vírus ou um programa que possa danificar o computador ou suas informações. Veja a seguir algumas precauções que podem ser tomadas para proteger o computador quando você baixar arquivos:

• Instalar e usar um programa antivírus. Os programas antivírus examinam os arquivos antes de abri-los e notifica você caso encontrem um arquivo potencialmente não seguro. Mantenha seu antivírus sempre atualizado. Para obter mais informações, consulte.

• Baixar arquivos somente de sites confiáveis.

• Seja cauteloso com alguns tipos de arquivos. Alguns tipos de arquivos são menos seguros, porque podem carregar vírus. Os principais tipos de arquivos a serem evitados são os arquivos de programas com extensões como .exe, .scr, .bat, .com ou .pif. Muitas vezes, um arquivo potencialmente perigoso é disfarçado como um tipo de arquivo menos arriscado usando duas extensões de nome de arquivo, como nomedoarquivo.txt.exe. Esse exemplo pode parecer um arquivo de texto, mas na verdade é um arquivo executável.

P?

O que é Latência?

R.

A latência mede o tempo necessário para uma mensagem ir a um destino e voltar deste. Ela também é conhecido por Ping e por RTT (Round Trip Time). A latência aumenta de acordo com a distância e a qualidade do caminho que precisa ser percorrido. Ela também pode ser influenciada caso a infra-estrutura da operadora esteja congestionada (há "fila" nos equipamentos).

P?

O que é um navegador?

R.

Navegador é um programa de computador que você usa para acessar a Internet. Um exemplo de navegador é o programa que você está usando neste momento (para acessar esta página) como por exemplo Internet Explorer, firefox, Google Chrome ... Este como o próprio nome diz lhe proporciona navegar através da internet.

P?

O que é uma rede?

R.

Neste caso, rede quer dizer "conjunto". Uma rede de computadores é um conjunto de computadores interligados. O termo LAN (usado inclusive em Lan House) denomina um tipo de rede local. Com isso a internet é uma rede mundial de computadores interligados, que é ramificada de diversas formas, por países, estados, cidades, bairros, empresas, escritórios e etc...

P?

O que é endereço IP?

R.

IP é o endereço que identifica um computador conectado à Internet ou a alguma rede baseada em IP. Esta identificação pertence à sua operadora e lhe é fornecida sempre que o seu computador ou seu roteador se conectam. Todos na web possuem um IP, inclusive os servidores que fornecem as páginas de Internet.

P?

No que influencia a potência do sinal da rede Wi-Fi?

R.

A potência do sinal influencia na qualidade da tramissão dos dados, quanto menor o sinal provavelmente haverá mais perda de pacotes, jitter elevado, entre outros problemas. No entanto nem tudo se trata de potência, visto que caso o sinal esteja muito forte provoca muito ruído que pode atrapalhar o funcionamento. Por este e outros motivos um técnico especializado deve configurar o seu roteador, não basta seguir o passo-a-passo descrito no manual.

P?

O que é a criptografia de uma rede Wi-Fi?

R.

Criptografia é um mecânismo de seguraça e serve para dificultar, ou se de boa qualidade, impossibilitar que outras pessoas tenham acesso a informações que trafegam do seu computador à seu Roteador Wi-Fi. Como os dados da rede Wi-Fi trafegam pelo ar, qualquer pessoa próxima à rede poderá interceptar estes dados, mas se estes estiverem criptografados serão ilegíveis.

P?

A internet não funciona. Como devo fazer?

R.

Verifique se as luzes do seu roteador estão acesas. Se não estão, siga as instruções para o reestabelecer. Se as luzes estão acesas, siga os seguintes procedimentos:

1. Verifique se o cabo de rede (o cabo que liga a fonte de energia da antena ao roteador) está bem conectado ao roteador, uma luz correspondente à saída do roteador onde o cabo está ligado deverá acender.

2.Verifique se o cabo de rede (o cabo que liga o computador ao roteador) está bem conectado no seu computador e no roteador, uma luz correspondente à saída do roteador onde o cabo está ligado deverá acender.

3. Desligue o roteador da tomada de energia juntamente com a fonte de energia da ante, aguarde 30 segundos e religue novamente.

4. Assim que o roteador acender todas as luzes, reinicie o computador e verifique se a internet está funcionando corretamente.

Atenção! Caso o problema persista, entre em contato com o nosso SAC.

P?

Minha internet está lenta. Como resolver?

R.

Se sua internet ficou lenta repentinamente, siga as orientações abaixo:

1. Desligue o roteador e a fonte de alimentação da antena da tomada de energia, aguarde 30 segundos e religue novamente.

2. Assim que o roteador acender todas as luzes, reinicie o computador e verifique se a internet está funcionando corretamente.

Se, no entanto, sua internet já está lenta há alguns dias, veja o que você deve fazer:

1. Verifique se seu computador demora muito para ligar. Seu sistema operacional (Windows, Linux ou outro) pode estar comprometido.

2. Verifique se seu anti-vírus está atualizado e faça uma varredura no computador.

3. Veja se sua máquina tem um anti-spam e faça uma varredura.

4. Se sua máquina demora muito para ligar ou não tem anti-vírus ou anti-spam, verifique como resolver esses problemas com uma loja de informática ou um técnico de sua confiança.

Hoje há diversos programas indesejados que se instalam de forma discreta em seu computador e comprometem o funcionamento do mesmo, segue o exemplo de alguns, caso o nome seja familiar sua máquina também pode estar comprometida: Baidu PC faster, PC faster, ASK tolbar, Regclean, dentre muitos outros.
Atenção! Caso o problema persista, entre em contato com o nosso SAC.

P?

Condições climáticas atrapalham a transmissão dos dados via wireless?

R.

Não. A menos que as condições climáticas provoquem interrupção no fornecimento de energia elétrica ou danos ao seu equipamento, com a tecnologia 5.8GHz, a atenuação de sinal é mínima e você não terá qualquer problema na conexão.

P?

É possível que alguém “roube” o meu sinal?

R.

Não. Seu equipamento é identificado em nosso sistema por um código MAC Address, que garante que apenas o aparelho do titular da assinatura tenha acesso à internet. Além desta forma de distinção a Lite Telecom ainda trabalhar com outras diversas formas de identificação e caracterização única de seus clientes. O suposto roubo, que se trata de um uso não permitido de alguma conexão à internet, passa pela boa vontade do titular ao divulgar a senha de sua rede sem fio a vizinhos ou conhecidos que usurpam o acesso à internet para si ou compartilham o mesmo para terceiros que se aproveitam para consumir o acesso à internet do assinante.

P?

Vou poder navegar sem fio por toda a minha casa?

R.

Usando de um roteador sem fio provavelmente sim, a não ser que a distancia do comodo onde o roteador está instalado e se deseja usar seja muito longe ou com muitos impecilios físicos como paredes e móveis. Recomendamos que tal roteador deva ser instalado por uma pessoa capacitada e experiente, de modo a evitar problemas, entre os quais o uso do acesso à internet por outras pessoas indesejadas.

P?

Qual o risco de deixar que sites abram programas no meu computador?

R.

O risco é de que os endereços ou documentos não confiáveis tenham conteúdo malicioso e que, quando abertos por programas fora do navegador, possam danificar seu computador.

P?

Por que recebo tantos avisos quando baixo um arquivo?

R.

Essas mensagens fornecem informações que ajudam você a decidir se é seguro baixar ou abrir um arquivo. Com isso, você terá a chance de cancelar o download de um arquivo se não confiar na fonte, ou garantir que o arquivo não seja baixado sem o seu conhecimento ou sua permissão.

P?

Posso baixar mais de um arquivo de cada vez?

R.

Sim. O sistema operacional permite baixar vários arquivos, com uma janela de progresso separada para cada um. O desempenho do computador varia conforme a velocidade da conexão com a Internet ou os servidores de onde você está baixando, além de que você deve se lembrar que ao efetuar um download de algum arquivo e tentar navegar pela internet a sua velocidade está sendo dividida proporcionalmente por demanda entre os dois atos, assim sua navegação fica lenta ao fazer um download.

P?

O que é upload?

R.

Upload é o ato de enviar dados para a Internet. Você só consegue colocar uma foto em uma rede social após fazer o upload da foto, enviar arquivos via email ou qualquer outro processo de transmitir algum arquivo.

P?

O que são pacotes?

R.

Tudo que trafega na Internet é considerado um pacote. Ao invés de tudo ser enviado em um grande bloco, os computadores dividem esse grande bloco em vários blocos menores, chamados pacotes.